Planejamento previdenciário: se aposente mais cedo!
O planejamento previdenciário é perfeito para quem quer adiar a sua futura aposentadoria ainda hoje.


⚖️ O planejamento previdenciário é direcionado para aqueles que ainda não estão na hora de receber a aposentadoria e querem adiar esse dia.
Ele é o primeiro passo para alcançar as coisas que temos mais anseio de possuir, e afinal, não poderia ser diferente no caso da tão sonhada aposentadoria. O planejamento é uma estratégia que pode tornar a concessão desse benefício mais rápida ou até aumentar o valor que você irá receber. 😉
📑 Porque o Planejamento Previdenciário é importante?
Entenda que, mesmo se o momento definitivo de receber sua aposentadoria ainda não tiver chegado, é possível adiar esse futuro ou receber um valor maior desse benefício.
💵 A quantia e momento da aposentadoria depende do histórico previdenciário. A partir disso, é possível adaptá-lo para garantir seu recebimento mais cedo ou com maior renda.
Ou seja, nesse momento, você está efetuando o seu próprio histórico previdenciário - coisa que influencia diretamente no tempo levado até alcançar sua aposentadoria e no seu valor - e por isso é racional se preocupar com isso agora, antes de receber o benefício.
🤨 O que é o Planejamento Previdenciário?
É um estudo completo do seu histórico previdenciário feito por um advogado previdenciário que tem como objetivo identificar o melhor momento para o recebimento da sua aposentadoria e o que fazer para recebê-la com o valor mais alto possível.
👉 Ele analisa:
Todos os seus empregos/profissões;
Suas datas para calcular seu tempo de contribuição e carência;
O valor de todas as suas remunerações e contribuições para efetuar o cálculo dos possíveis benefícios;
Discordâncias ou inconsistências do seu extrato CNIS (extrato de contribuições previdenciárias);
Possíveis atividades especiais.
Diante disso, é formado um relatório com projeções, simulações e cenários de aposentadoria que lhe ajudam a tomar a melhor decisão perante o seu caso. O valor e o momento desse benefício são um reflexo de todos os seus vínculos contributivos (empregos) e contribuições previdenciárias.
🔎 Portanto, com esse planejamento, será traçado a melhor estratégia para identificar seus próximos passos rumo a sua aposentadoria ideal.
👥 Quem é aconselhado a fazer um planejamento previdenciário?
Ele é indicado para quem tem pelo menos uma dessas características:
Já teve muitos vínculos empregatícios/previdenciários durante a vida;
É contribuinte facultativo ou individual (paga o INSS por conta própria);
Trabalhou e/ou contribuiu por conta própria em algum momento;
Já pensa em se aposentar, mas não paga o INSS atualmente;
Exerceu ou exerce alguma profissão com exposição a agentes insalubres (de natureza química, física ou biológica) ou periculosos (com risco à vida ou à saúde);
Trabalhou no serviço público e também em iniciativa privada;
Possui contribuições em atraso com o INSS;
Está confuso quanto à aposentadoria em seu caso.
🕒 Quando fazer o planejamento previdenciário?
Para os autônomos e contribuintes facultativos, a recomendação é fazer o planejamento anualmente.
🤓 Por fazerem suas contribuições por conta própria, é importante que saibam se o pagamento está sendo recolhido de forma adequada para seus objetivos.
Já para os demais, quanto antes fazer o seu planejamento, melhor para o seu futuro.
📍Conclusão
O planejamento cuidadoso é a chave para uma aposentadoria tranquila e financeiramente segura. Ao considerar os tópicos abordados neste texto e buscar orientação especializada, é possível construir uma estratégia previdenciária personalizada que atenda às necessidades individuais do contribuinte e providencie sua melhor aposentadoria possível.
👉 Em todos os casos, recomendamos a ajuda de um advogado para acompanhar o seu caso, e, se for necessário, para entrar com uma ação na justiça por você.
Não hesite em contatar-nos se houver alguma dúvida! A aba "Contato", lá em cima, é seu aliado. 😉
Muito obrigado e fique com Deus,
Advocacia D'avanso & Adriano.